O Biofeedback é uma das ferramentas utilizadas pelo Fisioterapeuta Pélvico para reabilitar e treinar a musculatura do assoalho pélvico.

Existem dois tipos de Biofeedback: o pressórico ou o de eletromiografia de superfície. Desta forma haverá a possibilidade de escolha do equipamento mais adequado para o paciente.

No pressórico o acesso ao assoalho pélvico poderá ser através de sonda intravaginal ou intraanal. Esta sonda captará a atividade muscular do paciente.

Já o por eletromiografia de superfície, além da possibilidade de utilizar internamente, a atividade muscular poderá ser captada através de eletrodos de superfície, colados no períneo do paciente.

Gestantes, mulheres com vaginismo e crianças podem realizar?

SIM! Ao utilizar com o BF por eletromiografia de superfície estes pacientes poderão realizar o tratamento. 

Quais as Indicações?

  • tratamento das disfunções do assoalho pélvico (incontinência urinária, fecal, de flatos).
  • Treinamento da percepção do assoalho pélvico (disfunção sexual feminina ou masculina, contração paradoxal do puborretal, anismo…).
  • Crianças com disfunção do assoalho pélvico.
  • Gestantes…

Contra-indicações?

A principal contra-indicação do BF são os pacientes não colaborativo (crianças menores de 5 anos, idosos que não sejam lúcidos) 

  • Pacientes que não tenham inervação preservada, pois o aparelho precisa captar a atividade muscular, sendo que o músculo precisa ter uma resposta ativa.

O Biofeedback é uma ferramenta eficaz, simples, de fácil compreensão, que permite ao paciente entender e sentir a MAP. Em conjunto com outras terapias apresenta ótimos resultados no tratamento das disfunções do assoalho pélvico